Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cabeceira da cama na janela



|
Não tem jeito, cama de casal é um treco grande. Se for king size então, daí é treco monstruoso. Como se não bastasse o próprio tamanho dela, ainda temos que pensar na circulação a seu redor e também no espacinho que fica atrás da cabeceira - sendo que hoje, com os novos apartamentos cada vez menores, qualquer cinco centímetros são valiosos. 


O que muitas pessoas não pensam na hora de montar seus quartos é a hipótese de posicionar a cabeceira da cama na frente da janela. Já outras, até pensam nessa ideia, mas acham que ficaria esquisito e nada prático. 

"Ai, mas como eu vou fazer para abrir a janela? Ai, mas e para limpar? Ai, ai, ai..."

Calma! Vamos mostrar para vocês que não fica esquisito coisa nenhuma... Fica charmoso, romântico e ajuda a decorar o quarto. Além disso, o foco é ganhar espaço, então pense nas possibilidades que essa escolha pode trazer: um guarda-roupa maior, um banco ou baú na pezeira, uma poltrona ou até um modelo maior de cama.

Veja o exemplo abaixo. Vamos imaginar que esta seja a porta de entrada e o guarda-roupa esteja na parede oposta à janela, logo na frente do recamier. Se cama estivesse na parede oposta à porta, não existiria esta circulação na entrada no quarto, nem espaço para o recamier e talvez as mesas de cabeceira e o armário fossem menores. 


Para o ambiente ficar harmonioso, temos que criar um fundo bonito para a cama. Para isso, é preciso escolher bem a cortina. Repare que o varão passa da largura da cama, mesmo que só um pouco. Se você não gosta de cortina de tecido, pode usar algum modelo de persiana com ou sem os xales de tecido nas laterais. Para escolher modelo, tecido e prega, leve em consideração o espaço que a cortina vai ocupar atrás da cabeceira, veja se é condizente com o que você tem disponível no quarto.

Podemos observar que usar cabeceira na cama vira quase uma necessidade, já que, dependendo da altura da janela, não existe área de parede para se encostar. Caso não goste desse visual tradicional de cama, procure por cabeceiras baixas, com altura suficiente para apoiar os travesseiros e a parte inferior das costas.

Quanto ao "problema" de abrir a janela, marque as medidas que a cama ocuparia e veja se realmente seria um empecilho. Eu já tive a cama na frente da janela e como a esquadria era daquele modelo com folhas de correr, bastava empurrar de um lado a outro - não tinha esforço. Para limpeza, a faxineira arrastava um pouco a cama e logo já conseguia o vão necessário para caber e conseguir limpar a janela e o piso - mesmo sendo cama box, tamanho king e faxineira fora de forma, nunca foi tarefa complicada.



Para você conseguir colocar sua cama de casal e criados-mudos de maneira confortável, é preciso ter a parede da janela com pelo menos as seguintes medidas:

Para cama padrão  -  2,60m
Para cama queen  -  2,80m
Para cama king  -  3,20m

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário ou mande um e-mail para o Blue!


[Imagens: Pinterest]

4 comentários :

  1. Arrasou no tema! Minha cama não está na parede da janela, pq a caixa da persiana ta com cupim, e cai farofinha de madeira...
    Um beijo pra proprietária!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/23/2013

    Muito bom o posto. Nunca imaginei que ficasse assim tão legal. bjs

    ResponderExcluir
  3. Natália Gontijo10/24/2013

    Ah senti como se fosse feito para mim... Obrigada pelas dicas! Amei!

    ResponderExcluir
  4. Não tem dúvida que a cama na frente da janela fica lindo. Já repararam que em todas as novelas da Globo, as camas estão sempre nessa posição? Só que já tentei aqui em casa...e não deu certo: era o marido que reclamava que os painéis da cortina da janela deitavam pó, era a empregada que subia na cama para limpar os vidros. E pior: o frio que sempre entrava pelas frestas no inverno. Desisti, com muita pena minha, pois o quarto ficava bem mais interessante dessa forma! Mas adorei o post, bjs!

    ResponderExcluir

Adoramos receber os comentários de vocês!